5 Atividades imperdíveis para fazer em Tulum

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre Tulum, como é a cidade, como chegar e as 5 principais atividades para se fazer na região.

Tulum fica localizada a 130 km de Cancún, e possui cerca de 30 mil habitantes. O destino se parece com pequenas vilas de pescadores, mas vem se tornando conhecido principalmente por pessoas que buscam praias sossegadas.

COMO É TULUM

Diferente de Cancún e Playa del Carmén, Tulum é um destino bem tranquilo, a cidade é dividida basicamente em um centrinho chamado Tulum Pueblo, onde vivem os mexicanos; uma área litorânea, que ficam os hotéis, restaurantes e atrações turísticas; e o Arco Maya, que é a entrada da Reserva de Sian Ka’an.

A pequena cidade vem se desenvolvendo rápido, sendo excelente para quem busca contato com a natureza, tranquilidade e um estilo de vida mais saudável.

COMO CHEGAR

Para chegar na cidade de Tulum, é necessário sair de excursão desde Cancún, com duração de aproximadamente 2 horas até a cidade.

Foto: @tulummexico

TOP 5 ATIVIDADES PARA FAZER EM TULUM

Separamos neste artigo, os principais lugares que não podem ficar de fora da sua visita em Tulum: sítio arqueológico, praias, cenotes, reserva natural e parques aquáticos. Vamos conhecer?

1 Sítio Arqueológico

Esta zona arqueológica é uma das mais visitadas do México e fica na beira mar de Tulum. As ruínas contam a história dos antigos construtores que permaneciam ali até a chegada dos espanhóis durante o século 16.

A sua principal construção, com certeza é El Castillo. Ela servia de farol para os navegadores avistarem o continente a distância, através de tochas colocadas no edifício durante a noite.

Vale a pena explorar este lugar e conhecer um pouco mais sobre a história e cultura de Tulum, além de curtir a vista linda a beira-mar.

Foto: @us.two.and.the.view

2 Praias

O litoral de Tulum possui aproximadamente 10 km de orla. As praias tem um tom mais rústico e predomínio de hotéis, restaurantes e bares a beira-mar.

Apesar de muitas vezes a praia ser a mesma, a cada estabelecimento que passamos, ela ganha um nome novo dado pelo próprio hotel/bar que ali fica localizado.

O acesso às praias são geralmente privados pelos hotéis, por isso, é bem interessante ficar hospedado na região para curtir mais as praias e toda estrutura dos hotéis e resorts.

Foto: @tulummexico

3 Cenotes

Os cenotes são como piscinas naturais abastecidas por águas de rios subterrâneos. Cada um possui uma forma diferente e a cidade é recheada deles, por isso, vale a pena adicioná-los no seu roteiro de viagem.

O Gran Cenote é o mais próximo de Tulum, ele fica dentro de uma caverna e possui água em um azul-turquesa vivo quando em contato com a luz do sol.

O parque Xenotes faz parte do grupo Xcaret, e oferece quatro cenotes totalmente diferentes para serem explorados: cenote na caverna, cenote semi aberto e um cenote ao ar livre com tirolesa.

Existem outros cenotes em algumas propriedades da região, que oferecem equipamentos para snorkel e mergulho, como o Cenote Dos Ojos, Cenote Casa Tortuga e Cenote Ik-Kil.

Foto: @ontimerealty

4 – Reserva de Sian Ka’an

Esta reserva fica ao sul de Tulum e é uma atração pouco conhecida pelos turistas. Considerado patrimônio da Unesco, esta reserva biológica com mais de 500 hectares, abriga florestas tropicais, lagoas, mangue e mais de 300 tipos de aves.

Você pode realizar diversas atividades na reserva, como observação da fauna, snorkeling, passeios de barco, visita a lagoas e ruínas maias. Com certeza, é um passeio imperdível.

Foto: @xcaretpark

5 – Parques Aquáticos

Há três opções de parques aquáticos para conhecer na cidade, o Xel-Há que oferece atividades como snorkel, toboáguas e tirolesas.

O Xcaret é o mais conhecido, ele possui rios subterrâneos, piscinas, mergulho com golfinhos, zoológico sem grades e muito contato com os animais.

Se você gosta de aventura, o Xplor é o mais indicado. Ele oferece 14 tirolesas, passeio de jangada, 4×4, grutas, cenotes e muito mais.

E ai, gostou de conhecer um pouco mais sobre Tulum? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a planejar a sua viagem para o México. Conte com a RZ Turismo para montar a viagem do seu jeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.