Viaje para o Peru na Páscoa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Peru

Quer conhecer um lugar com uma energia inigualável? Peru é o lugar ideal para você viver essa experiência. Com mais de 10 mil anos de história, o país é repleto de mistérios, tradições, cores e sabores. Dividido entre as regiões costa, serra e selva, cada espaço oferece costumes e paisagens encantadoras. O espanhol é o idioma oficial, mas um dos legados culturais do Peru é a variedade de línguas nativas que ainda são faladas, como o quechua. Em povoados menores ainda é possível encontrar pessoas, geralmente de mais idade, que só falam alguma das línguas nativas.

Costumes

Vamos começar pelas festas e festivais, cerca de 3.000 festas típicas são celebradas por ano, a maioria delas é para comemorar o dia do santo padroeiro. Uma dessas celebrações acontece durante a Páscoa.

Peru

O Senhor dos Terremotos

Esta celebração é realizada durante a Páscoa em Cusco, desde 1650, quando fiéis clamaram à imagem de Cristo na Cruz e o terremoto devastador que sacudiu à cidade de Cusco foi adiado. Os moradores realizaram a homenagem a imagem de Taitacha Temblores, o Senhor dos Terremotos. Esse festival permite que os espectadores conheçam a fusão da religião andina e do cristianismo.

A Catedral de Cusco, onde a imagem é mantida, foi construída sobre as fundações do antigo templo dedicado ao deus pagão Apulla Tikse Wiracocha. A imagem do Senhor dos Terremotos é transportada por dezenas de fiéis em uma procissão pelas ruas da cidade. Assim como os Incas usavam para desfilar as múmias de seus chefes, dos sacerdotes e dos governantes supremos. Ao final da celebração a flor ñucchu (sálvia esplendes) é usada como oferenda aos deuses do antigo Kon e Wiracocha.

A mesma flor hoje é usada para tecer uma coroa para o Senhor dos Terremotos. Esta flor, carmesim colorido, cujas pétalas são espalhadas pelos fiéis sobre a imagem venerada, simboliza o sangue de Cristo. A imagem usada atualmente foi doada pelo Rei Carlos V. Depois de séculos exposta à fumaça das velas e dos incensos, à imagem de Cristo tornou-se enegrecida, com uma aspecto sombrio”.

O folclore do Peru é outro ponto forte, rico e variado com suas danças e canções próprias, levam alegria e o colorido de suas roupas por onde passam. No artesanato, os peruanos são o sinônimo de excelência. As peças de roupas, objetos de pedra, figuras de porcelana ou barro, tudo vira arte. As lojinhas são uma verdadeira tentação, e é impossível visitar o país e não sair de lá com, pelo menos, uma touca ou um casaco bem colorido.

A gastronomia peruana é considerada uma das mais privilegiadas do mundo, casa de grandes cozinheiros e chefs mundiais. Peixes e frutos do mar, arroz, batata, frango e as pimentas peruanas são ingredientes básicos da culinária. Vale a pena parar e degustar pratos renomados no mundo, como o ceviche.

Pontos turísticos

Esteja preparado para conhecer uma das sete maravilhas do mundo. Macchu Picchu é o grande cartão postal do Peru, mas os encantos vão muito além da Cidade Perdida dos Incas. Com toda sua diversidade no folclore, no idioma e na gastronomia, na hora de turistar não poderia ser diferente. Em uma mesma viagem você pode conhecer do deserto até picos nevados. Para quem gosta de história, passear pelo centro histórico de Lima, é uma boa opção. E você já ouviu falar na Montanha das Sete cores? Uma paisagem de tirar o fôlego literalmente.

Centro Histórico de Lima

Centro histórico de Lima

Seja na cultura, na gastronomia ou nos lugares, o Peru é um país impactante, com um povo forte e que traz no olhar muita história para contar. Programe seu feriado de Páscoa e, “Viva Perú”!

Pacotes de Páscoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *