Viagem ao Peru | Cusco – O Umbigo do Mundo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No segundo post sobre um dos países mais lindos da América do Sul, falaremos sobre Cusco, cidade conhecida como “o umbigo do mundo”.

Nós recomendamos ir a Cusco pelo menos uma vez na vida!  Localizada a 3.400m acima do nível do mar, é um símbolo do império Inca e da mescla da cultura andina com a dos colonizadores espanhóis. Por lá você vai encontrar muitos sítios arqueológicos diferentes, uma arquitetura colonial linda e muitas atrações que vão fazer com que sua viagem seja inesquecível.

Leia aqui o primeiro post sobre este país maravilhoso: Uma viagem ao Peru | Lima – A Cidade dos Reis

 

Cusco – O Umbigo do Mundo

Cusco - O Umbigo do Mundo

Cusco ou Qosco, como é escrito na ortografia tradicional, significa “umbigo do mundo” na linguagem quéchua, foi capital de dois impérios: o Inca e o Espanhol. Por lá se acumulavam riquezas chegadas dos quatro cantos do Império Inca.

A história da cidade está viva. Tão viva que é costume dizer que, para conhecer Cusco é só caminhar pelas ruas. Mas não tenha pressa! Devido a altitude, é fácil perder o fôlego por lá.

 

As principais atrações de Cusco

Não é apenas a altitude que vai fazer você perder o fôlego. A incrível arquitetura da cidade é uma mistura dos estilos Inca e europeu também vai contribuir para isso. Essa mistura é mais profunda do que imaginamos.

Olhando de fora, o centro histórico da cidade é uma típica cidade espanhola. Mas, curiosamente, a maioria das estruturas construídas pelos colonizadores foram edificadas sobre uma estrutura urbana que já existia. Ou seja, muitos dos grandes símbolos atuais de Cusco, como por exemplo sua catedral, foram construídos pelos espanhóis em cima de templos e palácios do antigo império.

Nós levamos você para o Peru! Conheça nosso pacote especial clicando aqui.

Convento de Santo Domingo

Viagem ao Peru

Construído sobre o templo Qoricancha, o Convento de Santo Domingo ainda conta com a sofisticada arquitetura inca intacta, composta por paredes e câmaras feitas de pedra encaixada.

Uma curiosidade sobre o local é que Qoricanhca, em quéchua, significa “pátio dourado”. Suas paredes eram cobertas por ouro maciço, que os espanhóis se apressaram a confiscar ao conquistar o território.

Praça de Armas de Cusco

Viagem ao Peru

A praça já foi um importante lugar cerimonial para o povo Inca. Lá era celebrado anualmente a Festa do Sol. Após a chegada dos espanhóis, a praça se transformou. Foram construídos arcos de pedras e as construções que lá permanecem até os dias de hoje, como a Catedral de Cusco e o Templo da Companhia de Jesus.

Complexos Arqueológicos

Viagem ao Peru

Os sítios arqueológicos na volta da cidade rendem um maravilhoso passeio. Ao mesmo tempo que ficamos maravilhados ao ver a arquitetura inca e suas pedras encaixadas, a incredulidade toma conta da nossa mente ao ver o tamanho colossal e a complexidade de algumas construções.

Entre os complexos arqueológicos mais conhecidos estão Sacsayhuaman, Qenko, Puka Pukara e Tambomachay.

Além das atrações que falamos acima, existe mais uma: a vida noturna! Bares e pubs costumam ficar abertos até a madrugada. Por lá é possível encontrar muita gente animada e ainda treinar o espanhol, o inglês e outras línguas, com os turistas e com os locais.

Esperamos que tenha curtido esta postagem sobre o Peru! Continue ligado em nosso blog, pois falaremos sobre Machu Picchu. Imperdível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *